domingo, 23 de maio de 2010

PENTECOSTES


PENTECOSTES
Pentecostes é o qüinquagésimo dia após a Páscoa. Nesse dia comemoramos a Vinda do Espírito Santo à Igreja em cumprimento à promessa de Jesus que enviaria o Consolador Prometido, pois desde a Sua Ascensão, os discípulos e toda emergente comunidade cristã não tinham mais a presença física do Mestre e passava por um momento tão difícil de perseguição e natural esfriamento. 

Com o envio do Espírito, todos como somos quando recebemos  de coração aberto o Espírito Divino, foi  reavivada em dons e carismas dando assim continuidade a missão renovadora e marcando o início da única e verdadeira Igreja.  

Já no Antigo Testamento, encontramos a celebração de Pentecostes. Uma celebração da colheita (Êxodo 23, 14), um dia reservado para ação de graças e alegria quando o povo em agradecimento oferecia à Deus, os primeiros frutos que a terra tinha produzido. Mais tarde, renovou-se em si mesma tornando a festa da Aliança do Sinai (Ex 19, 1-16).

Encontramos no Novo Testamento, a citação ao Pentecostes nos Atos dos Apóstolos, capítulo 2, versículos 1-13. Os discípulos reunidos com Maria, mãe de Jesus, aquela que sempre esteve ao lado do Mestre e não podia ser diferente nesse momento tão importante, celebravam o Pentecostes judaico. Quando, conforme o relato ouviu-se um ruído, "... Como se soprasse um vento impetuoso". E do Alto "... Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo" que pousaram sobre cada um deles. Sem exceção, cheios do Espírito Santo começaram a falar em diversas línguas, conforme “... O Espírito Santo lhes concedia que falassem”.

O Espírito Santo traz o Cristo Ressuscitado à Igreja e as nossas vidas, compartilhando conosco a missão restauradora e evangelizadora trazida por Jesus. Deus, não precisa de nós, mas em sua Infinita Misericórdia e Sabedoria, se faz precisar de cada um, convidando-nos a sermos co-autores em sua Criação, por isso a importância de sermos batizados e infusos no Espírito. Em Cristo Jesus partilhamos o Pão e o Vinho e no Espírito somos renovados em nossas vocações. 
 Por:


Nenhum comentário:

Postar um comentário